/ Notícias / Notícia na íntegra

Saúde de Içara terá ações para as mulheres durante a campanha Março Lilás

Dia D será realizado no terceiro sábado do mês, com todas as unidades abertas

Publicado em Saúde • 05/03/2024
imagem
Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para o nosso grupo

A campanha Março Lilás terá ações especiais em Içara. As Unidades de Saúde da Família (USFs) já estão enfeitadas para chamar a atenção do público feminino para a importância da prevenção ao câncer do colo do útero. O Dia D será realizado no terceiro sábado do mês, 16 de março, com todas as USFs abertas das 8h às 17h para a realização de exames preventivos, atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem, além da aplicação de vacinas.

“Durante todo o mês, o acesso ao exame preventivo Papanicolau estará mais facilitado em nossas unidades para atingirmos o maior número possível de mulheres. No entanto, a principal mensagem que queremos repassar é: não deixe para cuidar da sua saúde apenas no Março Lilás ou no Outubro Rosa. Faça os seus exames regularmente”, destaca a coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Içara, Shirley Gazola.

No ano passado, a campanha contabilizou cerca de 1,2 mil atendimentos na rede pública do município. Para este ano, a expectativa do Governo Municipal é ampliar ainda mais o resultado. “Quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores são as chances de cura. O câncer do colo do útero pode levar anos para se desenvolver. Além de alertar sobre o tema, a campanha também busca ajudar a enfrentar a doença, que atinge mais de 17 mil mulheres no Brasil por ano, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA)”, informa o secretário de Saúde de Içara, Sandro Ressler.