/ Notícias / Notícia na íntegra

Com baixa procura, segundo Centro de Triagem do Covid-19 encerra atividades

Número de casos estabilizou, caindo de 1,5 mil para pouco mais de 100 entre janeiro e fevereiro.

Publicado em • 21/02/2022
imagem
Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para o nosso grupo

Com a baixa procura por atendimentos, o segundo Centro de Triagem (CT) do Covid-19 no Centro de Içara irá encerrar as atividades na quinta-feira, dia 24. O elevado índice de transmissão da nova variante Ômicron fez aumentar consideravelmente o número de casos nos primeiros dias de janeiro. O CT do bairro Jardim Elizabete chegou a atender mais de 600 pessoas por dia por algumas semanas, contra apenas 110 atendimentos em média nos dois centros atualmente.

 

A cidade chegou a registrar 1.508 casos no dia 28 de janeiro, considerado o índice mais elevado em toda pandemia. Porém, segundo o último boletim da Secretaria de Saúde, Içara tem apenas 102 casos. “O Governo acompanha os números. Estive vários dias no Centro de Triagem do Elizabete em janeiro e as filas eram imensas com esperas longas. Mas, este momento é diferente. Mas, vamos seguir em alerta”, justificou a prefeita Dalvania Cardoso.

 

“Foi muito importante neste momento em que a pandemia voltou com força com essa nova onda. Mas, já voltamos à estabilidade, não justificando mais dois locais para o mesmo atendimento”, comentou o secretário de saúde Sandro Ressler. A nova onda contribuiu para elevar o número de casos totais em Içara de 7.108 em 5 de janeiro para 11.769 em 21 de fevereiro. Porém, o grau de letalidade foi muito menor com 11 mortes entre os novos 4.601 infectados contra as 137 mortes entre os mais de 7 mil até o final do ano passado.

 

O Segundo CT iniciou as atividades em 20 de janeiro e até as primeiras horas da manhã desta segunda-feira, dia 21, realizou 5.294 atendimentos.