Programa Melhor em Casa revoluciona atendimento de acamados em Içara

Atualmente, são 63 pacientes que recebem equipe multiprofissional na própria residência

Publicado em Saúde • 24/01/2023
imagemPacientes recebem atendimento em casa com conforto e segurança

O programa Melhor em Casa está revolucionando o atendimento de acamados em Içara. Ele consiste em prestar atendimento multiprofissional ao paciente na própria residência dele, acabando com os deslocamentos para unidades de saúde ou outros locais. Desde agosto do ano passado, já foram mais de 3,5 mil procedimentos realizados para atender pelo menos 63 pacientes que solicitaram as visitas, entre 15 de agosto do ano passado e 23 de janeiro deste ano.

Morador do bairro Aurora, Valdir Piecatosque Rodrigues recebe atendimento médico e de fisioterapia. “Eu estava no fundo da cama e depois que eles começaram a vir em casa eu melhorei e não precisei mais desse deslocamento da minha casa para Içara (Locais de atendimento)”, comemorou. Terezinha Gonçalves Vieira, moradora de Vila São Pedro, realiza diariamente curativos no pé que foi parcialmente amputado. “Faz um ano que ela foi operada do pé e eu tinha que levar todos os dias à Vila Nova e aos sábados e domingos eu ia à Içara (Hospital São Donato). Agora eu recebo atendimento em casa”, destacou João Vieira, esposo da paciente.

“São diversas especialidades que são oferecidas no conforto do lar do paciente. Entre as vantagens está a ausência de deslocamento, pois é comum o paciente acamado ou com alguma limitação motora enfrentar problemas com mobilidade”, comentou o secretário de saúde Sandro Ressler. “Quando estimulamos a implantação do melhor em Casa já sabíamos que faria toda essa diferença. É papel do poder público criar essas políticas que garantam qualidade nos serviços e nisso se inclui também a segurança e o conforto dos pacientes”, acrescentou o prefeito em exercício Jandir Sorato.

Abaixo, estão os números por cada especialidade:

Consulta médica – 278

Fisioterapia – 549