Nota da saúde de Içara mantém crescimento e já é 212% maior que dois anos atrás

Índice Previne Brasil do Ministério da Saúde apontou novo crescimento no último quadrimestre de 2022

Publicado em Saúde • 30/01/2023
imagemÍndice aponta crescimento constante desde o primeiro quadrimestre de 2021

A nota de Içara no Previne Brasil voltou a crescer no último quadrimestre de 2022. Desde o primeiro quadrimestre de 2021, quando era 2,7, a nota só aumenta, chegando, agora, a 8,45 (Gráfico em anexo), o que significa um aumento de 212% em um período de dois anos. O Programa, instituído em 2019 pelo Governo Federal, tem como objetivo avaliar indicadores de saúde dos municípios.

“Expressamos nossa gratidão a todos os servidores da saúde por terem obtido mais um índice. Os números são importantes não apenas por mostrar crescimento, mas, acima de tudo, por provarem que estamos encontrando soluções para a saúde”, destacou o prefeito em exercício Jandir Sorato. “Não adianta a cidade crescer em números se a qualidade de vida das pessoas não melhorar. E qualidade de vida passa de forma muito significativa por uma boa saúde”, comemorou a prefeita licenciada Dalvania Cardoso.

“Isso prova que estamos no caminho certo quanto às políticas públicas que instituímos para a nossa saúde municipal. Mas, não nos relaxa. Muito pelo contrário. Agora, precisamos trabalhar para seguir aumentando ou no mínimo mantendo os índices que já estão favoráveis”, comentou o secretário de saúde Sandro Ressler. Os indicadores de avaliação do Previne Brasil são: pré-natal (consultas), pré-natal (sífilis/HIV), gestantes/saúde bucal, cobertura citopatológica, cobertura pólio e penta, hipertensão (PA aferida) e diabetes (hemoglobina glicada).