/ Notícias / Notícia na íntegra

Mais 250 estudantes içarenses recebem diploma do Projeto Golfinho

O projeto envolveu alunos dos 4º anos, de sete escolas municipais

Publicado em Educação, Ciência e Tecnologia • 29/10/2024
imagem
Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para o nosso grupo

A parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Içara e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina possibilitou a formatura de mais 250 crianças no Projeto Golfinho, nesta terça-feira (29). O projeto visa, sobretudo, fortalecer uma cultura voltada à prevenção de acidentes aquáticos em ambientes de lazer, como praias, rios, lagoas, cachoeiras e piscinas.

Neste ano, de acordo com a secretária de Educação, Nerilda Felisberto, o projeto envolveu alunos dos 4º anos, de sete escolas municipais: José Fernandes Silveira, Ângelo Zanellato, Paulo Rizzieri, Padre Pacífico Dagostim, Alaíde Tabalipa, Hercílio Serafin e São Rafael. “Todos aprenderam, brincando, sobre os perigos dos ambientes aquáticos, o trabalho dos guarda-vidas, como cuidar dos outros e ainda receberam dicas de segurança”, conta Nerilda.

O que, de acordo com o subtenente Renato Bonelli Bitencourt, coordenador do Golfinho na 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Içara, é muito importante para minimizar tristes estatísticas. “Dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) apontam que o afogamento é a 2ª maior causa de óbito, entre crianças de 1 a 4 anos de idade, e a 3ª maior, em crianças de 5 a 14 anos”, resgata.

Quem também acredita que ações como essa podem diminuir os tristes números é o prefeito interino Max Luiz (PL). Para ele, as crianças passam a ficar atentas aos perigos e não dependem exclusivamente do cuidado dos pais ou responsáveis. “Chegará o dia em que não veremos notícias de afogamento na imprensa e que não choraremos pela morte precoce de entes queridos”, prevê Max. 

 

O Golfinho
O projeto é realizado, pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, nas orlas das praias catarinenses entre os meses de dezembro a fevereiro. Nos demais meses do ano, é realizado nas escolas para alunos do 4º ano. Nestes 25 anos de existência, formou aproximadamente 100 mil crianças.


Galeria de fotos